Souto de Moura distinguido com o Prémio Piranesi Prix de Rome 2017

Eduardo Souto de Moura é considerado “um dos mais influentes e notáveis arquitetos do mundo” pela Academia Adrianea de Arquitectura e Arqueologia Onlus, em Roma.

 

Eduardo Souto de Moura foi distinguido com o Piranesi Prix de Rome 2017, na categoria de carreira, atribuído pela Academia Adrianea de Arquitectura e Arqueologia Onlus, em Roma.

A cerimónia de entrega do prémio decorreu no passado dia 24 de março, na Casa da Arquitetura – Acquario Romano.

 

Eduardo Souto de Moura

Eduardo Souto de Moura nasceu no Porto, em 25 de julho de 1952. Ainda estudante trabalhou com Álvaro Siza, de quem se torna amigo e vizinho. Inicia atividade independente nos anos 80.

A sua arquitetura está associada à chamada Escola do Porto. Dá grande importância ao sítio, que lhe fornece linhas orientadoras base de projeto. Identifica-se com o minimalismo de Mies van der Rohe, na sua máxima Less is more.

As suas casas dos anos 90, com paredes de pedra cuidadosamente aparelhada, cobertura plana e grandes envidraçados serviram de fonte de inspiração a muitos de nós arquitetos. O desenho em planta é simples e extremamente rigoroso. Discretas na paisagem mas de uma enorme riqueza interior, pelo cuidado nos detalhes, pela abundante luz, pelo uso de materiais nobres.

Casa em MoledoCasa em Moledo – planta

 

Nas suas obras depois de 2000 há um afastamento do minimalismo puro, miesziano. A sua arquitetura joga com diferentes volumes e com o dinamismo de formas.

Esta mudança está associada a uma mudança de escala dos seus trabalhos e a uma encomenda de arquitetura pública. Um exemplo paradigmático desta nova abordagem é o Museu e Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais, concluído em 2008.

 


Casa das Histórias Paula Rego – Cascais

 

Muitas habitações, a Pousada de Santa Maria do Bouro, O Mercado do Carandá em Braga, o Metro do Porto, o Estádio de Braga e a Casa Manoel de Oliveira, são alguns dos seus projetos mais conhecidos.

 

Antigo Mercado do Carandá – Braga

Estádio de Braga

Estação de Metro Casa da Música – Porto

Casa Manoel de Oliveira – Porto

Centro de Arte Contemporânea Graça Morais em Bragança

 

Related Posts