Uma cadeira, um arquiteto

Todos os grandes nomes da arquitetura mundial projetaram uma cadeira. Em Portugal o mobiliário de Siza é uma referência de design.

 

Muitos de nós arquitetos, quando entrámos para o primeiro ano do curso fomos desafiados a desenhar uma cadeira.

É estreita a relação entre grandes arquitetos e o design de mobiliário, especialmente de cadeiras. Grandes nomes da arquitetura internacional projetaram cadeiras que se tornaram objetos de design atemporal. Podemos perceber um fio condutor entre a forma como um arquiteto desenha um edifício e uma cadeira ou outra peça de mobiliário. Em ambos os processos criativos está a base vitruviana: firmitas (solidez), utilitas (funcionalidade) e venustas (estética). O papel do arquiteto

As referências são muitas.

Marcel Breuer cria cadeiras em aço tubular, como a cadeira Wassily concebida em 1925, a Cesca Chair em 1928 e a b35 em 1929.


Le Corbusier, junto com os seus primos Pierre Jeannerret e Charlotte Perriand, projeta em 1928 uma série de móveis tubulares, como a icónica Chaise Longue e a série de cadeiras LC, que trazem o pensamento racionalista para o mobiliário.


Mies van der Rohe desenha um conjunto de cadeiras modernistas onde aplica novas tecnologias industriais. A mais conhecida é a cadeira Barcelona concebida para compor os ambientes do Pavilhão Alemão para a Feira Internacional de Barcelona em 1929.


Alvar Aalto usa a madeira como material do seu mobiliário porque “acredita que existe um efeito positivo quando a nossa pele entra em contato com materiais naturais”. Destacamos a Paimio chair desenhada em 1930, a armchair de 1932 e a Lounge Chair de 1936.


Gerrit Rietveld concebe a Zig Zag Stoel em 1930 e em 1963 a Steltman chair.


Arne Jacobsen cria a Ant chair em 1952 e em 1958 a Poltrona Egg.


A dupla Charles e Ray Eames é autora de modelos cujas réplicas são usadas até hoje: a icónica poltrona Eames de 1956, as cadeiras de mesa DSR e DSW e a Premium chair, um modelo orgânico criado em casa em 1949 e produzida a partir de 1998.


Frank Ghery desenha a Wiggle Chair em 1972, que lembra a sua arquitetura de formas curvas e livres.


Em 1982, Mario Botta concebe uma cadeira minimal em aço esmaltado e poliuretano preto.


Mais recentemente, Daniel Libeskind cria uma cadeira escultórica em forma de diamante, a Altair Chair.

Portugal

A fábrica Olaio, fundada no início do século XX foi percursora no desenho de mobiliário em Portugal. José Espinho, o designer, cria peças essenciais da arquitetura de interiores em Portugal.

Fotografia: Estúdio Horácio Novais in Flickr – Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian

Mas talvez a maior referência de design em Portugal seja a cadeira Gonçalo ou cadeira Portuguesa, como também é conhecida. As primeiras destas cadeiras apareceram nos anos 30 do século XX, nas esplanadas da Baixa de Lisboa. O seu desenho denota a influência da escola alemã Bauhaus, percursora do movimento modernista. Podemos encontra-la em muitas esplanadas de norte a sul do país. Este modelo tem despertado o interesse de muitos arquitetos e designers de hoje, que a têm reinterpretado.

Fotografia: Béhance

 

À semelhança do que aconteceu lá fora também os arquitetos portugueses desenharam peças de mobiliário. Nos anos 50 procuram introduzir o modernismo no seu design. Criam peças que utilizam as fórmicas, os pés cónicos e as geometrias nórdicas.
Fernando Távora desenha uma cedeira para o Governo Civil. Tem estrutura em afizélia e estofo em pele.

Fotografia: Casa da Arquitetura in Revisitar Fernando Távora

Álvaro Siza desenhou muitas peças de mobiliário que complementam a sua arquitetura e que fazem já parte do design português. O primeiro destes exemplos é a linha de mobiliário que concebeu para a Casa de Chá da Boa Nova.

 

Dois nomes grandes da arquitetura nacional que produziram mobiliário. Muitos outros exemplos há de mobiliário com assinatura de arquitetos portugueses. Em cortiça, em couro, em madeira, em aço.

__________

NOTA Caso queira promover a sua marca ou peças de mobiliário neste espaço contacte-nos por email.

 

Related Posts