Bordados de Castelo Branco na Catedral de Manchester

Bordados de Castelo Branco na Catedral de Manchester

A arquiteta e artista plástica Cristina Rodrigues vai ter na Catedral de Manchester uma obra permanente, composta por grandes peças em bordado de Castelo Branco.

 

Os quatro altares da catedral de Manchester, no Reino Unido, vão estar cobertos por painéis em bordado de Castelo Branco. O motivo são as quatro estações do ano. No maior altar vai estar uma peça com cerca de 4 metros de largura. O motivo principal são espigas e em baixo uma barra que representa o mar e a terra.

A autora é Cristina Rodrigues uma arquiteta e artista plástica natural do Porto. A execução deste trabalho foi feita a convite da direção da Catedral de Manchester, tendo o apoio da Câmara Municipal de Castelo Branco. O projeto está a ser feito na Oficina do Bordado em Castelo Branco, por cinco bordadeiras profissionais. A base em linho é preenchida com bordado à mão em fio de seda.

A inspiração para este trabalho foi a visita da Rainha Isabel II a Portugal em 1957, altura em que lhe foi dada uma colcha em Bordado de Castelo Branco. Cristina Rodrigues fez 158 desenhos até chegar aos 4 finais aprovados pela direção da Catedral de Mancheter.

 

Catedral de Manchester

A catedral de Manchester é um edifício de traça gótica com cerca de 600 anos. Faz parte dos edifícios classificados como património histórico nacional do Reino Unido.

 

+INFO

Cristina Rodrigues (Facebook)

 

Related Posts